quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ajuda para aula da EBD de Domingos dia 27/05/2012


A cidade de Laodicéia  era uma cidade da província romana da Ásia na área da Frígia. Situava-se sobre uma colina de 280 metros de altitude, cerca de 144 km de Éfeso isto é da banda do leste, e 64km a sudeste de Filadélfia, a 16 km de Colossos, no mega vale do rio Lico um afluente do rio Meander   Era uma cidade muito rica, consistindo em centros de comércio e indústria muito prósperos na época.
Na grande rota comercial que ia da costa até o interior da Ásia Menor, Sendo assim Laodicéia estava bem localizada e bem destacada geograficamente, o que lhe possibilitava crescimento financeiro e económico, a cidade em si estava totalmente imersa na cultura grega. As ruínas de três igrejas encontradas na cidade evidenciaram que as mesmas eram realmente ricas, do ponto de vista financeiro.
Sua fundação.
Esta cidade foi fundada por Antíoco II  que sucedeu seu pai, Antíoco I, quando este morreu, no terceiro ano da 129a Olimpíada; ele reinou por dezenove anos.
Antíoco II aliou-se ao rei da Macedónia Antígono II Gónatas na luta contra o Egipto durante a Segunda Guerra Síria. Antíoco II consegue reconquistar parte considerável da Ásia Menor (incluindo as cidades de Mileto e Éfeso), bem como a costa fenícia, territórios que tinham sido perdido durante o reinado do seu pai. Durante a conquista de Mileto Antíoco derrubou o tirano local, tendo a população passado a vê-lo como um deus (o que explica o nome "Theos" que lhe foi atribuído).
Antíoco II foi casado com Laódice, em cuja honra fundou a cidade de Laodiceia. Contudo, depois da paz com o Egipto, Antíoco repudia Laódice  para casar com Berenice, filha dePtolemeu II Filadelfo  e de Arsínoe, filha de Lisímaco.
Economia
A economia de Laodicéia provinha do comércio e
Da produção de uma lã negra famosa que era mundialomente conhecida e por fina e ótima qualidade, a cidade era muito rica e se orgulhava disto, o reflexo deste orgulho pode-se sentir na igreja, em Laodicéia também foi desenvolvido um pó conhecido depois como pó Frigio, era um remédio para os olhos muito eficiente e bem conhecido entre os gregos, a cidade era abastecida  por fontes de águas quentes, situada a uma certa distância que chegavam na cidade
Através de canos feitos com blocos cúbicos de pedras de três pés de largura ligados e cimentados entre si, quando a água chegava à cidade não estava aquecida para banhos saudáveis, nem suficientemente fria para ser bebida e só servia para como um emético adj. e s.m. Medicamento usado para provocar o vômito. Os eméticos servem para que o estômago se livre de venenos ou de alimentos que o estejam irritando. Os eméticos causam o vômito de duas maneiras: (1) podem irritar a mucosa da garganta e do estômago, produzindo o vômito por ação reflexa; e (2) podem estimular o centro do vômito na medula oblonga (parte inferior do encéfalo), de modo que impulsos nervosos provoquem a contração dos músculos da parede abdominal, do diafragma e da parede do estômago. O conteúdo deste é, então, expelido através do vômito. Isso explica a referência feita em Apocalipse 3.16.
Veja o que Jesus disse à respeito desta igreja.
 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeirao princípio da criação de Deus:
Em Cristo…
     Elias Domingos da Silva

Um comentário:

Unknown disse...

A paz do Senhor Josiel Dias, com certeza vou já conhecer e ao mesmo tempo seguir, seu blog.
Abraços.. em Cristo.